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23/01/2019 - Notícias
6 MANEIRAS DE PREVINIR LESÕES NA CORRIDA

A melhor forma para lidar com lesões esportivas é a prevenção em primeiro lugar. Aqui estão 6 maneiras de prevenir lesões.

 

Para evitar lesões, recomendo o seguinte:

 

Excelente Nutrição e Hidratação

 

Com a nutrição e a hidratação, você tem a oportunidade de concentrar em alimentos anti-inflamatórios que neutralizam os ácidos no corpo do atleta de resistência. Existe uma conexão entre os óleos Omega 3 e 6, que tem em peixes e óleo de linhaça, para uma função muscular eficaz na recuperação para atividades. 

 

Alongamento 

 

Alongamento ativo de grupos musculares, especialmente peitorais (peito), flexores do quadril, quadríceps (especialmente reto femoral) e sóleo (panturrilhas). A “atividade” deve ser sentida no centro do músculo e NÃO na origem ou inserção, isto é, nas extremidades onde ela se liga.

 

Automassagem

 

Todos nós temos “áreas problemáticas” nas quais não podemos fazer uma massagem a cada dois dias ou ir a um terapeuta normalmente. Em alguns treinamentos, os fisioterapeutas e massagistas ensinam aos atletas a auto-massagear, e até mesmo fazer enquanto esperam pelo tratamento mais especifico. Apenas alguns minutos, duas a cinco vezes por semana, com um pouco de loção própria trabalhando as panturrilhas, isquiotibiais, costas, peitorais e especialmente quadríceps acima e em torno de seus joelhos, faz maravilhas e acelera a recuperação, além de restaurar a tensão do tecido. Faça isso para que você não saia no dia seguinte correndo cheio de tensão e se machuque porque, embora tenha sido recuperado fisiologicamente (ritmo cardíaco em repouso, etc.), suas pernas não têm capacidade de recuperação vascular tão rápida. Coisas como bolas de massagem, rolos de espuma densos e bastão de massagem, como aqueles rolos de bolo, ajudam nesse sentido.

 

Massagem Regular

 

Massagem regular com foco em áreas-chave. Os melhores terapeutas são aqueles que conhecem bem seus clientes e trabalharam consigo quando esta em forma, machucado, saudáveis ou não aptos, durante treinos intensos e pré-corridas.

 

Acupuntura

 

Acupuntura é uma modalidade de cura e manutenção incrivelmente eficaz e precisa. Nesta era moderna, onde os indivíduos são frequentemente imediatistas, muitos treinos são desperdiçados quando realizados em um sistema que não está pronto para receber essa carga. Quando isso acontece, o corpo responde ao catabolismo repentinamente - leva à quebra e à fadiga incontrolável, aguda ou crônica.

 

Recorrência

 

Na maioria das vezes um único exercício não é o problema, mas sim como reunimos todos exercícios juntos. À medida que envelhecemos, muitas vezes podemos entrar no mesmo microciclo, ou seja, uma única sessão ou um único dia de treinamento pode resultar em esforços diferentes, onde no passado um único dia de folga ou dia fácil era suficiente para a recuperação, agora precisamos de dois dias ou mais. Ao projetar nosso treinamento, devemos considerar outros períodos de vida para nossos ciclos, afinal sofremos várias modificações físicas ao longo do tempo.

 

Lembre-se que a corrida representa a atividade muscular mais difícil porque envolve a contração excêntrica, ou seja, o músculo alonga durante a contração - seu trabalho mais difícil e doloroso. Demora mais tempo para se recuperar disso, e é por isso que a natação e o ciclismo têm pouco ou nenhum dano micro muscular após as sessões intensas, já que são atividades musculares principalmente concêntricas (encurtamento). 

 

Cuide do seu corpo com as medidas preventivas listadas aqui, para que você possa fazer a coisa mais importante de todas - continuar correndo.